quinta-feira, 15 de abril de 2010

Visita do Papa ao Santuário é sinal de que Fátima tem uma mensagem para o século XXI

Reitor do Santuário diz que com Deus a humanidade ainda tem esperança

COM BENTO XVI, APÓSTOLOS DE FÁTIMA

A peregrinação do Papa Bento XVI ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no próximo mês de Maio, vem reavivar a re­alidade de uma mensagem de alcance universal. As peregrina­ções anteriores de Paulo VI e João Paulo II, juntamente com as de muitos cardeais e bispos da Igreja Católica, já demonstraram de forma implícita, em alguns casos, e de forma explícita, nou­tros, que Fátima tem algo a dizer à Igreja e ao mundo. As multi­dões de milhões de pessoas que anualmente peregrinam em di­recção à Capelinha das Aparições fizeram deste lugar ignorado, um dos mais conhecidos, não em função do próprio lugar, mas em função da mensagem que dele se difunde.

Chegou a pensar-se que a mensagem de Fátima tinha uma re­lação directa com alguns acontecimentos e circunscrita ao século XX. De facto, as leituras feitas estabeleceram uma ligação muito próxima com um conjunto de acontecimentos históricos datados. Recorda-se a questão da revolução russa e o crescer dos regimes materialistas e ateus que proliferaram no leste europeu; as duas guerras mundiais e o problema da paz na Europa e no Mundo; a eleição de um Papa polaco, quando se vivia ainda um tempo de se­paração entre os dois mundos europeus; a queda do muro de Ber­lim e o fim dos blocos, de forma rápida, quase inesperada.

Falou-se depois longamente do século do martírio e das per­seguições aos cristãos e a outros crentes, nomeadamente os ju­deus, sobretudo a partir da terceira parte do segredo de Fátima e em estreita conexão com os acontecimentos dramáticos da vida de João Paulo II. A multidão de homens e mulheres que so­bem a montanha escabrosa, no meio de sofrimentos, sangue e morte, acompanhada pelo Bispo vestido de branco, é uma boa imagem da realidade que se viveu no século dos mártires por motivos religiosos.

A partir da mensagem de Fátima, a Igreja e o Mundo en­contraram fortes motivos de esperança: trabalhou-se pela paz; manteve-se viva a fé cristã; o nome de Deus não foi de­finitivamente aniquilado; a guerra nuclear não teve as propor­ções que se temiam; os blocos políticos e opostos desfize­ram-se; os regimes materialistas e ateus caíram; o martírio dos crentes não fez perder a força da fé.

A mensagem de Fátima começa a revelar a sua actuali­dade e a sua universalidade, mesmo para o século XXI. As multidões continuam a afluir de todas as partes do mundo, de tal modo que no ano de 2009 passaram por Fátima peregri­nos de 144 países. São milhares os lugares de culto, escolas, ruas, instituições que adoptaram este nome por o considera­rem altamente significativo para a actualidade. São inúmeros os grupos de pessoas que, nos cinco Continentes, se reúnem em sintonia com as palavras de Nossa Senhora aos três Pas­torinhos e delas fazem as razões da sua confiança.

Fátima continua a ser sinal de esperança para o séc. XXI e vai ajudar a humanidade a repensar o lugar de Deus no mundo presente e futuro. Após os tempos da rejeição de Deus como concorrente do ser humano, com tudo aquilo que significou de perda de sentido da vida e dos valores que nos orientam, chega a altura de voltarmos a interrogar-nos sobre as questões funda­mentais, sendo a primeira e mais importante, a de Deus.

A palavra de Nossa Senhora aos Pastorinhos tem ainda campo aberto para a sua realização: “o meu Imaculado Cora­ção será o caminho que te conduzirá até Deus”. A mensagem de Fátima proclamará a centralidade de Deus e a esperança de salvação que animará o nosso tempo e o nosso século. Será dessa forma um pólo de graça e de misericórdia a auxi­liar a Igreja no anúncio da Verdade e na realização da sua mis­são. Esta é uma mensagem para todos os tempos, mas parti­cularmente para o que vivemos.

A peregrinação do Papa Bento XVI é o sinal maior de que Fá­tima tem uma mensagem para o séc. XXI e de que, com Deus presente, a esperança da humanidade é possível.

Enquanto rezamos pelo bom êxito da visita do Papa ao Santuário de Fátima, apresentamos a todos os devotos de Nossa Senhora os melhores votos de uma santa peregrina­ção, na comunhão com o Santo Padre Bento XVI.

P. Virgílio Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário