segunda-feira, 3 de maio de 2010

Peregrinação do Papa Bento XVI a Portugal

Penso que durante todo o século XX e neste século XXI tivemos a grande graça de termos muito bons Papas a dirigir a Igreja e à altura das épocas em que estiveram à frente dela.
Pode dizer-se que os houve à altura das suas responsabilidades - foram santos, sábios, bons pastores e essencialmente atentos à Igreja, às pessoas e à sociedade - . Creio que não se pode apontar falhas de ordem doutrinal, pastoral, de firmeza, de oração e de humildade.
È verdade que há sempre quem aponte defeitos ou quem não concorde e atire “ pedradas “, só se tiram pedras às árvores que têm fruto. È que a Igreja não pode andar ao sabor dos pensamentos ou de viver ao sabor de qualquer um ou de qualquer grupo. A sua missão é de apontar a verdade revelada por Jesus Cristo e os caminhos de salvação.
Desde novo sempre venerei o Papa, considero-o como sucessor de Pedro e Vigário de Cristo na terra.
Estive presente e tive a grande alegria e emoção da 1ª peregrinação a Fátima, do Papa Paulo VI. De então para cá participei nas peregrinações que se realizaram em Fátima, com a presença de João Paulo II
Espero, também, estar presente nesta peregrinação de Bento XVI a Portugal, pois que além de ser o nosso querido Papa, vai com certeza anunciar a doutrina ao povo Português e ao mundo que todos precisamos de ouvir e de meditar.
Bendigo ao Senhor pela grandeza deste Papa pelo seu saber, pele sua delicadeza, pela sua humildade, pela abertura às outras Igrejas cristãs e religiões.
Ele tem sabido reagir com sabedoria e humildade às polémicas graves em que a Igreja está envolvida.


Ele indica de uma forma clara e convincente os princípios e os valores da vida humana que devem orientar os homens.
Espero que os Portugueses o saibam acolher e que estejam com ele com a dignidade que merece. Participem com reverência e atenção à sua mensagem e que “ provoque “ em cada um de nós, a responsabilidade de fazermos parte integrante desta Igreja que é santa e pecadora, mas que Jesus Cristo no-la entregou para bem da humanidade e da nossa salvação
Vamos todos participar nesta peregrinação em Lisboa, em Fátima e no Porto.

João Almeida – A.C.R. - Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário